A empresa que auxilia às famílias empresárias perdurar por gerações celebra seu marco de 30 anos

 

2 DE JANEIRO DE 2019

 

O Cambridge Family Enterprise Group – conhecido pelo seu trabalho significativo de apoio a famílias multigeracionais em todo o mundo, para que sejam sempre bem-sucedidas – está celebrando 30 anos de atividades.

A empresa global, com sede em Cambridge, Massachusetts, nasceu em 1989 a partir de uma profunda convicção de seu fundador, John Davis – professor do MIT e pioneiro do campo das empresas familiares – de que a família é a organização social mais poderosa da sociedade. De acordo com o professor Davis, “Quando as famílias assumem um compromisso de longo prazo, são capazes de fazer coisas significativas para o mundo: podem se tornar motores de crescimento econômico, ancorar comunidades, administrar a história e criar valor para suas famílias, comunidades e nações. Isto é o que motiva a mim e meus colegas no suporte a grupos familiares proprietários, para que removam obstáculos e se tornem mais eficazes em tal condição”. Muita coisa mudou no mundo desde 1989, mas a missão do Cambridge Family Enterprise Group (CFEG) é atemporal. O grupo ainda permanece fiel à sua meta original, estabelecida há 30 anos – ajudar famílias e suas empresas a obter um sucesso duradouro e significativo ao longo das gerações.

Muitas das práticas que a Cambridge Family Enterprise Group ensinou e aconselhou às famílias multigeracionais nos últimos 30 anos tornaram-se populares recentemente entre empresas não-familiares e instituições financeiras – como o aumento da popularidade da “visão de longo prazo” na estratégia corporativa, do “capital paciente” em private equity e de “construir valor para os stakeholders (ou partes interessadas) e não apenas para os acionistas” nos conselhos de administração. Essas práticas são agora adotadas normalmente por líderes empresariais – que repentinamente descobriram sua eficácia. “Mas as famílias vêm adotando essas práticas há séculos”, afirmou Eduardo Gentil, sócio fundador da Cambridge Family Enterprise Group no Brasil e especialista em governança corporativa. “O sucesso de longo prazo está no DNA dessas famílias”.

E está também no DNA da Cambridge Family Enterprise Group.

Numa época em que a mortalidade das empresas é um dado sombrio –50% de todas as empresas estabelecidas hoje nos EUA irão fechar dentro de cinco anos, 25% irão durar uma década e apenas 16% irão chegar a 25 anos – sobreviver 30 anos é um marco digno de orgulho da Cambridge Family Enterprise Group. “Estamos realmente satisfeitos por alcançar o marco de 30 anos – mais de uma geração – e esperamos continuar obtendo grandes resultados em apoio às famílias”, disse Helena McDonnell, sócia da Cambridge Family Enterprise Group e especialista em sucessão e preparação de gerações seguintes. De acordo com uma pesquisa da própria Cambridge Family Enterprise Group, as empresas de melhor desempenho dos EUA, em 1970, tinham uma expectativa de vida de 32 anos, em média. Em 2010, esperava-se que uma empresa americana da lista da “TOP 500” durasse apenas 17 anos. “Com uma expectativa de vida cada vez menor para as empresas, sobreviver por 30 anos é gratificante”, declarou Maria Sinanis, uma sócia da Cambridge Family Enterprise Group que ajuda as famílias empresárias a criar modelos de governança duradouros e feitos sob medida.

Desde os anos 80, a equipe de especialistas da Cambridge Family Enterprise Group vem fazendo um trabalho transformador, levando famílias, empresas e family offices a uma condição melhor. “Apoiamos e acreditamos nas empresas familiares como uma forma competitiva e progressista de posse das empresas”, afirmou Andrew Hier, sócio da Cambridge Family Enterprise Group especializado em construir estratégias de propriedade de longo prazo. A grande especialização da Cambridge Family Enterprise Group lhe permite enxergar longe, de modo a orientar famílias enquanto percorrem o difícil terreno da propriedade e liderança em nossos dias – seja repensando os modelos de negócios em meio a disrupções de cada setor ou remodelando a diretoria; expandindo o portfólio de ativos ou reorganizando o family office; alinhando proprietários ou curando feridas familiares; ou ainda auxiliando os líderes em transições ou preparando o talento da geração seguinte.

Além de fornecer análises e recomendações sobre os mais variados problemas, a Cambridge Family Enterprise Group atua lado a lado com as famílias, também para implementar mudanças – colocando estratégias importantes em prática, ao mesmo tempo em que constrói a capacidade das famílias de sustentar tais estratégias. “As estratégias e a capacidade da empresa familiar devem ser desenvolvidas simultaneamente e não em sequência. Nosso mundo está se movendo rápido demais para que sejamos lineares”, disse a Dra. Pascale Michaud, sócia da Cambridge Family Enterprise Group e especialista em estratégias de portfólios. “Ajudamos grupos de proprietários a encontrar seu alinhamento e aprimorar sua capacidade, de modo que possam criar estratégias de crescimento para seus portfólios de empresas e investimentos – sempre a longo prazo”. Tudo isto é feito com o objetivo de auxiliar famílias a se tornarem autossuficientes, para que alavanquem seu próprio sucesso no futuro.

À medida que o mundo se torna cada vez mais volátil e complexo, as empresas familiares almejam entender como gerar novos pontos fortes e se adaptar à nova realidade, exigida pela longevidade. “As famílias anseiam por compreender disrupções e tendências que irão enfrentar nesse ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e também como as empresas familiares, em particular, estão sendo afetadas”, declarou Courtney Collette, líder das atividades de educação e pesquisa do Cambridge Institute for Family Enterprise – um instituto que oferece dados, insights e cursos atuais e úteis. Ele dirige cada vez mais seu foco para como as empresas familiares devem mudar, de modo a garantir sua sobrevivência de longo prazo.

Em seu 30º ano, após superar todas as probabilidades de sobrevivência, a Cambridge Family Enterprise Group busca novas fronteiras. Seus novos workshops e atividades de pesquisa, treinamento e assessoria, continuam a ampliar os limites do conhecimento e das inovações, sempre para o sucesso das empresas familiares. Os seus tours de inovação, bootcamps de empreendedorismo, especialização em family offices, revisões de portfólio, estratégias de propriedade de longo prazo, preparação para geradores de riqueza, conhecimento sobre os Millennials e planos de desenvolvimento de talentos são soluções totalmente reinventadas, à medida que a Cambridge Family Enterprise Group cresce para atender às necessidades de famílias e grupos de proprietários neste mundo mutável.

A liderança da Cambridge Family Enterprise Group na transformação de empresas familiares continuará a permitir que tracem seu próprio rumo em direção a um futuro sustentável. E isto é bom, porque as famílias continuarão necessitando de nosso apoio para mais uma geração.

 

O copyright deste artigo pertence ao Cambridge Family Enterprise Group®. Todos os direitos reservados. Os artigos podem estar disponíveis para reimpressão mediante aprovação. Para obter permissão de reproduzir, distribuir ou copiar, no todo ou em parte, acesse [email protected]


The copyright on this article is held by Cambridge Family Enterprise Group®. All rights reserved. Articles may be available for reprint with approval. For permission to duplicate, distribute, or copy, in whole or in part, contact [email protected]